Quais os direitos do locador?
O que é ação de despejo?
Ação de despejo é quando o proprietário decidi retomar o imóvel alugado, retirando dessa maneira os moradores, que são obrigados a deixarem espaço para um novo inquilino.
Normalmente a ação de despejo só é pedida quando o valor do aluguel não é pago por consecutivos meses.
Entenda no post de hoje os direitos do locador e quando pode haver despejo:
Quando pode haver despejo?
Normalmente o despejo é feito quando há falta de pagamento, neste caso o proprietário tem que dar 15 dias para o locatário encontrar outro imóvel para morar.
Outro fator que leva o locatário a despejo é o descumprimento de contrato, tais como: mudanças estruturais do imóvel.
Quando o inquilino vai a óbito os outros moradores dependentes podem ser desejados. Quando o prazo do contrato se encerra e o morador se recusa a se retirar pode ser mais um dos casos de despejo.
Quais os principais direitos do locador?
O locador, dono da propriedade, tem direitos, principalmente quando fazem meses que o inquilino não saí do imóvel.
Portanto, com antecedência é importante que tenha uma conversa amigável com o inquilino. Algo que poderá evitar medidas extremas. Dê-lhe um prazo de pagamento e só em seguida coloque uma ordem de despejo.
Citaremos os principais direitos do locador mediante a uma situação tão complicada:
Um dos direitos do locador está relacionado à maneira de cuidado do imóvel. O imóvel tem de ser devolvido da mesma maneira que encontrou, e permanecer em bom estado durante toda a locação.
A lei que cuida e elege os direitos do locador mediante ao contrato da locação de imóveis residenciais ou não residenciais é a Lei n. 8.245/91. Onde legaliza as cláusulas do contrato.
Em alguns casos o descumprimento de uma cláusula pode resultar em penalidades, até mesmo diferentes do despejo, tais como multas.