0
inss-judicial

Benefícios do INSS na esfera judicial: O que é e como consultar?

Pense que você é segurado do INSS, se preparou, reuniu os documentos necessários, foi nos cartórios, marcou o atendimento presencial para realizar o pedido da aposentadoria e aguarda pela resposta durante um bom tempo.

O resultado do seu pedido de aposentadoria tão aguardado chega e é uma carta de indeferimento em sua caixa de correios.

Frustrante, certo? Ainda mais depois de tantos anos de trabalho e contribuição.

Pensando em ajudar essas pessoas, preparamos o presente artigo sobre formas de reivindicar os seus direitos e como fazer para acompanhar a situação do seu pedido.

 

Entendendo melhor sobre o pedido judicial de aposentadoria do INSS

 

O pedido judicial aos benefícios do INSS é aquele realizado à Justiça, isso significa que quem analisa quaisquer documentos, irá solicitar mais provas e quem julga esse tipo de processo é um juiz.

Desta maneira, o INSS passa a exercer o papel de réu e deverá demonstrar por que não concedeu o benefício para a pessoa segurada, ou seja, esse tipo de pedido, em grande parte dos cenários só pode ser pedido após o INSS negar a solicitação do benefício, seja por carência insuficiente, falta de tempo de contribuição ou qualquer outro motivo.

Acontece que o poder judiciário ao ser acionado poderá interpretar as provas e as leis de maneira diferente, resultando assim em um novo cenário para o segurado.

Desta forma, quando a aposentadoria administrativa é negada, é muito comum ter uma resposta positiva por meio da justiça.

Entende porque o processo na esfera judicial se faz necessário? E será que vale a pena?

 

Porque o processo na esfera judicial é vantajoso?

 

É normal que os segurados possuam a ideia de que não irá valer a pena realizar esse processo na esfera judicial, pensando no caso de o pedido já ter sido negado pelo INSS.

Isso é comum e muitas pessoas acham que realmente não possuem o direito.

No entanto, em vários cenários, a resposta judicial é muito diferente da que foi dada na esfera administrativa.

Isso ocorre porque, como já foi mencionado, o juiz poderá ter uma interpretação diferente dos documentos e também à lei que acaba sendo aplicada em cada um dos casos.

Assim como também poderá ter mais provas que ajudem a mudar esse resultado.

 

E o que deve ser feito para consultar o processo na esfera jurídica?

 

Processos que estejam na esfera administrativa do INSS, podem ser consultados na plataforma da Previdência Social. Clique aqui e saiba como!

Quando o processo se encontra no âmbito judicial e está tramitando na Justiça Federal, basta que você verifique a região em que o seu processo se encontra.

Desta maneira, procure por qual região o Estado em que você mora está relacionado, portanto, faça uma rápida pesquisa na internet.

Assim, você fará a consulta processual dos benefícios do INSS no site em que for destinado à sua região.

E ai caro leitor, gostou de mais um dos nossos artigos? Então não deixe de compartilhar em suas redes sociais, ajude a divulgar o nosso site!

Deixe uma resposta

Entre em Contato
Precisa de Ajuda?
Peça um orçamento em nosso Whatsapp